quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O chato futuro da comédia


Fico incomodado com o que vejo por aí. Muitas pessoas reclamam que o humor dos meios de comunicação de massa está cada vez mais sem graça, que tudo está muito repetitivo ou até mesmo que no passado era melhor. E ao mesmo tempo vejo cada vez mais notícias de processos, apoiados pelo povo, contra humoristas que fizeram “piadas de mal gosto”, que fizeram piadas “racistas”, piadas “sexistas”, piadas de humor negro,...
Vejo várias pessoas que criticam o humor atual idolatrarem humoristas antigos. Entretanto, poucos percebem que o humor antigamente era mais livre. Piadistas consagrados como Ari Toledo tinham piadas de humor bem negro. E humoristas de unanimidade no público, como Renato Aragão e Chico Anysio tinham brincadeiras pesadas que não seriam aceitas hoje em dia. O Didi chamando o Mussum de negão, por exemplo, seria acusado de racismo pelos politicamente corretos da atualidade.
Como vocês querem que um humor criativo e sempre hilário, se tudo que é feito pro humor é ameaçado por processos judiciais?! Humor exige irreverência. Uma história muito monótona e dentro do cotidiano não pode ser engraçada. Tudo que é comum e não quebra a expectativa não nos faz rir. Em diversas vezes, a comédia necessita de um alvo para ser analisado. Se todos os alvos de piadas se revoltarem e explodirem com acusações judiciais pra cima dos humoristas, não teremos mais alvos. No caminho que estamos tomando, não teremos mais nada. Se continuarmos assim, a única coisa que nos restará são as conversas de boteco com os amigos em que podemos falar o que queremos e ainda teremos que torcer pra que não haja um filho de puta gravando o que dizemos pra nos processar em seguida.
O politicamente correto está destruindo o humor brasileiro aos poucos e as pessoas não percebem. Tudo está errado ao olhar dos “corretos”. Todo comentário na TV, no rádio ou na internet, gera uma rebelião. Todos humoristas que falam pro povo ficam com o cu na mão pensando de que forma poderão ser acusados.
Alguém que traz um notícia, em tom formal, que seja uma falsa acusação, que seja racista, que seja sexista ou qualquer coisa do tipo merece ser punido e processado. Já um humorista não pode ser levado tão a sério. O máximo que ele pode fazer é uma piada ruim. Se você acha que um cara faz piadas ruins, faça igual você faz com as pessoas ao seu redor que você acha chatas, ignore-as. Um comediante sem audiência está fadado ao fracasso, simples assim. Mas impedir um cara de trabalhar ou impedir outras pessoas que gostam dele de escutarem ele é ridículo.
O escritor Mark Twain definiu a censura como “não poder comer um bife só porque um bebê não pode mastigá-lo”. Não é justo eu não poder apreciar boas piadas só porque outras pessoas não são capazes de apreciá-las.
Jean

Um comentário:

  1. Se a sociedade de hoje é constantemente bombardeada por informações dos meios de comunicação, acaba ficando complicado para o comediante acompanhar esse ritmo se não puder se expressar genuínamente. Se não sabe aceitar piada, pede pra sair! Apelou, perdeu!

    ResponderExcluir